Logótipo VS Marca:

icone, indice e simbolo.FH1

O logótipo é a versão gráfica (ou tipográfica) que transporta o nome da empresa (marca). O logótipo é como o autógrafo; a impressão digital única e intransmissível de um indivíduo, onde o seu nome é a marca. *

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MARCAS GRÁFICAS – uma articulação de 3 componentes:

2010/2011, Silves *

Tríade do Signo – ÍCONE / ÍNDICE / SÍMBOLO

Categoria da Consciência do Signo – SIGNIFICANTE / SIGNIFICADO / REFERENTE

Tríade do Objecto – OBJECTO / REPRESENTAMEN / INTERPRETAMEN

Categoria das Marcas Gráficas – SÍMBOLO / TIPOGRAFIA / MARCA

MARCA / IDENTIDADE VISUAL / LOGÓTIPO

FUNÇÃO REFERÊNCIAL / FUNÇÃO EMOTIVA / FORMA PREGNANTE

uma alegoria a: “cabeça, tronco e membros” *

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1. LOGÓTIPO: É composto por duas partes distintas, pelo símbolo e pela fonte tipográfica. “Logos” em grego significa conhecimento e palavra. “Typos” significa grafia. Trata-se em suma de uma imagem gráfica criada por uma equipa de designers para comunicar, e que responde a questões simples como:

  • quem somos?
  • o que fazemos?
  • quem é o nosso público alvo?
  • etc

2. MARCA: É o “nome” que define a identidade da empresa, instituição, produto, serviço… Compreendido pelo Símbolo, Tipografia, Cores, Formas, Recursos humanos, etc… é a marca que comunica ao público o de ser uma empresa coesa e uniforme. A Marca é o principal elemento da Identidade Visual de uma empresa. É o trabalho do gabinete de Marketing.

Se a marca é a uniformização, o logótipo é a transversalidade. Se  a marca está ligada à emoção, o logótipo está à ideia. – 19.02.2012 –

3. IDENTIDADE VISUAL: É “o manual” dos usos e das boas práticas de uma marca.

[LOGOMARCA: é um termo que pela maioria não consta no vocabolário de um designer]
*

a. A CRIAÇÃO E FINALIDADES DE UMA MARCA COMERCIAL (SÍMBOLO VISUAL): Deve possuir uma imagem forte, simples (recurso à lei da pregnância), e por isso de descodificação rápida e de fácil memorização. Na sua forma poderá transmitir o conceito que representa.

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b. A DUPLA FUNÇÃO DE UMA MARCA COMERCIAL:

FUNÇÃO REFERENCIAL: a imediata identificação, distinção e presença – Nível objectivo de significado.

FUNÇÃO EMOTIVA: descrição das suas qualidades. – Nível subjectivo de significado.

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c. FORMA PREGNANTE OU “BOA FORMA” – TEORIA DA GESTALT: 

A Bauhaus ou a Escola de Ulm basearam nelas grande parte das suas iniciativas. Os objectos concebidos procuraram sempre que as suas componentes fossem as mais simples (“boa forma”). “Boa forma”, ou forma pregnante, é aquela que mais facilmente se identifica num conjunto de formas. É a mais simples, regular, simétrica ou equilibrada. São formas que têm uma forte unidade estrutural. Assim, quanto mais próximas das formas geométricas básicas estiverem (círculo, quadrado, triângulo) e quanto mais simétricas forem, mais pregnantes se tornam. Ex: sinais de trânsito. Os ícones ou signos não verbais, utilizados nas marcas comerciais, geralmente são imagens estáveis e muito pregnantes.

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2002/2003 , Porto *

 Há quem diga que o nome vale por tudo. Casa da Música é o seu nome, logo a marca que define o produto: música, música, música. A escolha tipográfi(c)a, será a sua assinatura; algo intransmissível, que será usada em todo o tipo de meios para a sua divulgação; trata-se da sua caligrafia, única e tal como o nome transmite conceitos coesos. Já o símbolo no caso da Casa da Música é o seu grande trunfo, o seu rosto; que é apresentado pelo seu peso arquitectural. Inovador a nível nacional, a Casa da Música traz na sua marca gráfica conceitos subjacentes à sua tão esperada oferta no que toca às artes de palco.

  • impacto visual
  • linha gráfica bem estruturada
  • tipo de fonte escolhida 
  • simplicidade
  • dinâmica
  • pregnância
  • rápida descodificação da mensagem

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One thought on “Logótipo VS Marca:

  1. Sofia Guerreiro

    pt
    Sempre que sintam por necessário partilhar alguma ideia, dúvida ou conceito… não hesitem. Este é um espaço de / para todos.

    ing
    Whenever you feel a need to share any ideas, questions or concept … do not hesitate. This is an content for ​​all.

    Cumprimentos / Greetings
    Sofia Guerreiro

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